Melhores Momentos de Leonor

terça-feira, 26 de agosto de 2008

29/08/2008 - Estréia Dr Bezerra de Menezes O Filme

Bezerra

Filme “Bezerra de Menezes” será lançado no dia 29 de agosto
O longa-metragem “Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito”, dirigido pelos cineastas cearenses Glauber Filho e Joe Pimentel, tendo em seu elenco nomes como Carlos Vereza – que interpreta o papel principal, Lúcio Mauro e Ana Rosa, será lançado nas salas de cinema de todo o Brasil no dia 29 de agosto, data de aniversário do cearense conhecido como o “Médico dos Pobres”. A produção do filme e a Fox Filmes do Brasil, distribuidora da produção no mercado nacional, estão agendando uma avant-première em treze capitais brasileiras (Belém, Teresina, Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre).
“Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito” é uma produção da Trio Filmes, com realização da ONG Estação da Luz, e teve orçamento de R$ 2 milhões, contando com a participação de atores de renome nacional, como Carlos Vereza, que faz o papel principal do médico cearense Bezerra de Menezes, Lúcio Mauro, Caio Blat, Paulo Goulart Filho e Ana Rosa, além de um casting de atores cearenses. O filme teve locações em dois Estados. No Ceará, as locações foram em Fortaleza e nos municípios de Guaramiranga, Pacoti, Aratuba, Icó e Maranguape. A equipe de atores e da produção também fez gravações em Recife (PE).
Para a realização do longa-metragem, foi elaborada uma extensa e cuidadosa pesquisa histórica pelo biógrafo de Bezerra de Menezes, Luciano Klein, e também pela roteirista Andréa Bardawill. Através do trabalho de figurino, maquiagem e cenário, o longa-metragem realiza uma fiel reconstituição da época em que viveu o médico, desde o seu nascimento, em 1831, na localidade de Riacho do Sangue, hoje, município de Jaguaretama, no interior do Ceará, até sua morte.
O universo sertanejo permeia a trama nessa primeira fase do filme, na qual Bezerra de Menezes vive a infância e a adolescência. Aos dezoito anos, o protagonista inicia no Rio de Janeiro seus estudos de Medicina. Na então Capital da República, elegeu-se vereador e deputado em várias legislaturas e defendeu as idéias abolicionistas. Mas o que lhe trouxe o maior reconhecimento de seu povo foi o trabalho anônimo realizado em prol dos desfavorecidos. Por conta disso, ficou conhecido como o “Médico dos Pobres”. Seja como político devotado às causas humanitárias ou como médico conhecido por jamais negar socorro a quem batesse à sua porta, Bezerra de Menezes tornou-se um exemplo de homem e escreveu uma história de vida marcada pelo amor e pela caridade. Toda essa bela história é retratada no filme que estréia em 29 de agosto.
A primeira versão do filme, registrado sob o formato de documentário ficcional, será incluída na versão para DVD, que estará disponível posteriormente.

Os Diretores:

Bezerra2

Glauber Filho realizou vários curtas-metragens, entre eles "A Doença do Poço", "Borracha para Panela de Pressão" e "San Pedro, um Navio a Deriva". Produziu e dirigiu o longa "Oropa, França, Bahia", premiado pela Fundação Vitae e MacArtur. Recebeu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais de cinema, como o Festival Internacional de Figueira da Foz (Portugal), Festival de Cinema de Tondela (Portugal) e Videofest (Berlim- Alemanha). Como diretor publicitário, atuou em grandes produções cearenses, e também presidiu a TV Ceará entre 2003 a 2006.

Bezerra3

Joe Pimentel é fotografo e diretor. Já atuou como Diretor de Fotografia e Assistente de Direção de diversas produções, como "Sertão das Memórias", "Um Cotidiano Perdido no Tempo", "Villa Lobos - Uma Vida de Paixão", "Milagre em Juazeiro" e "O Noviço Rebelde". Como diretor, realizou vários curtas, entre eles "Retrato Pintado", filme que lhe rendeu as maiores premiações do cinema nacional como melhor filme e direção nos festivais de Brasília, Recife, Curitiba e Ceará. Atualmente, ele finaliza o curta "Câmara Viajante", e dirige a Trio Filmes.

Sobre a Estação da Luz
A Associação Estação da Luz é uma entidade, sem fins lucrativos, que atua no município do Eusébio, Ceará. Ela desenvolve e realiza diversos projetos sociais nas áreas de educação, cultura, inclusão social, esporte e lazer. Suas ações visam divulgar uma cultura de paz e solidariedade. Informações pelo telefone (85) 3260.5140 ou através do endereço eletrônico www.estacaoluz.org.br

Mais informações para a Imprensa

AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001.
Jornalista responsável: Mauro Costa (CE 01035 JP)

 

 

Salas em Exibição

Cidade

Cinema

Cidade

Cinema

Florianópolis Iguatemi Londrina Catuai
Guarulhos Hoyts Campinas Dom Pedro
RJ São Luiz Rio de Janeiro Via Parque
RJ Iguatemi Rio de Janeiro Nova America
Vitoria Praia da Costa São Luiz do Maranhão Box
João Pessoa Box Teresina Shopping Teresina
Salvador

Iguatem

Brasilia Park
Cuiabá Pantanal

Goiania

Flamboyant

Manaus

Millenium

Porto Velho

Cine Veneza

Boa Vista Super K Macapá Macapá Shopp
Palmas Blue Karavelas

Uberaba

Cinemais

Uberlandia Cinemais Aracaju Cinemark
Belem Castanheira Belo Horizonte BH Shopping
Campo Grande Cinemark Curitiba Muller
Macapá Macapá Shopp

Maceio

Farol

Natal

Cinemark Palmas Blue Karavelas

Porto Alegre

Total

Porto Velho

Cine Brasil
Recife Shopping Rio Branco João Paulo
Rio de Janeiro Via Parque RJ

Carioca

Salvador Itaigara São Luiz Box
São Paulo Shopp Metro Santa Cruz São Paulo Shopp Metro Tatuapé
São Paulo

Jardim Sul

São Paulo

Kimoplex Itaim
São Paulo Shopping D Guarulhos

Hoyts

Santo Andre ABC Plaza Campinas Dom Pedro
Camboriu Novo Shopping    

Bezerra4

Nenhum comentário: